* Piaget indica como fator de
motivação para a aprendizagem, “a situação-problema”;
* Teoria psicogenética ou construtiva de Piaget, dar mais ênfase ao desenvolvimento da inteligência;
* Necessidade de prestar mais atenção às diferenças individuais entre os alunos e de acompanhar de maneira mais individualizada sua aprendizagem;
* A inteligência é algo que se vai construindo gradualmente pela estimulação e o desafio;
* A teoria de Piaget não é propriamente uma teoria de
aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental;
* Os conceitos têm papel fundamental;
* A estrutura cognitiva de um indivíduo poderia, pois, ser pensada como um complexo de esquemas de assimilação;
* Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação;
* O professor teria a função de propor situações que ativassem o mecanismo de aprendizagem do educando, isto é, sua
capacidade de reestruturar-se mentalmente procurando um novo equilíbrio;
* Supõe que ensinar é um esforço para auxiliar ou moldar o desenvolvimento;
* Teoria psicogenética ou construtiva de Piaget, dar mais ênfase ao desenvolvimento da inteligência;
* Necessidade de prestar mais atenção às diferenças individuais entre os alunos e de acompanhar de maneira mais individualizada sua aprendizagem;
* A inteligência é algo que se vai construindo gradualmente pela estimulação e o desafio;
* A teoria de Piaget não é propriamente uma teoria de
aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental;
* Os conceitos têm papel fundamental;
* A estrutura cognitiva de um indivíduo poderia, pois, ser pensada como um complexo de esquemas de assimilação;
* Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação;
* O professor teria a função de propor situações que ativassem o mecanismo de aprendizagem do educando, isto é, sua
capacidade de reestruturar-se mentalmente procurando um novo equilíbrio;
* Supõe que ensinar é um esforço para auxiliar ou moldar o desenvolvimento;
Destaques na Teoria de Dewey:
* Dewey foi grande defensor da
Escola Ativa;
* Dava prioridade ao aspecto psicológico da educação;
* Defendia que o professor era à base do processo educativo;
*Que o interesse do aluno devia ser o ponto de partida do professor; *Acreditava que o currículo tinha de ser constantemente redefinido e avaliado;
* O slogan de Dewey: Aprendemos
Fazendo;
* Afirmava que crescemos quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;
* Acreditava na educação pela ação;
* Disciplina é produto do interesse;
* Que a atividade e alvoroço na sala de aula representam alunos interessados no que estão fazendo;
* Que a sala de aula deveria ser um laboratório;
* O currículo para Dewey não era um curso de estudos determinados, tinha de ser constantemente redefinido e reavaliado. Seu objetivo era enriquecer a experiência dos alunos, já que a vida significava modificações, também a aprendizagem implicava reconstrução constante, onde não se permitiam quaisquer objetivos finais e onde se tinha de impedir, acima de tudo a estagnação;
* A educação tem uma função democratizadora de igualar as oportunidades;
* As tarefas em grupo estimulam a cooperação e o desenvolvimento de um espírito social;
* Atribui grande valor as atividades manuais;
* O espírito de iniciativa e independência virtudes de uma sociedade democrática levam a autonomia;
* Para Dewey, a escola não é um prelúdio da vida, mas representa uma sociedade em miniatura. A democracia não deve ser adiada; na sala de aula, a criança pode aprender cooperando e participando no trabalho em grupos;
* Dewey afirmava que crescemos somente quando participamos, quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;
* Dava prioridade ao aspecto psicológico da educação;
* Defendia que o professor era à base do processo educativo;
*Que o interesse do aluno devia ser o ponto de partida do professor; *Acreditava que o currículo tinha de ser constantemente redefinido e avaliado;
* O slogan de Dewey: Aprendemos
Fazendo;
* Afirmava que crescemos quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;
* Acreditava na educação pela ação;
* Disciplina é produto do interesse;
* Que a atividade e alvoroço na sala de aula representam alunos interessados no que estão fazendo;
* Que a sala de aula deveria ser um laboratório;
* O currículo para Dewey não era um curso de estudos determinados, tinha de ser constantemente redefinido e reavaliado. Seu objetivo era enriquecer a experiência dos alunos, já que a vida significava modificações, também a aprendizagem implicava reconstrução constante, onde não se permitiam quaisquer objetivos finais e onde se tinha de impedir, acima de tudo a estagnação;
* A educação tem uma função democratizadora de igualar as oportunidades;
* As tarefas em grupo estimulam a cooperação e o desenvolvimento de um espírito social;
* Atribui grande valor as atividades manuais;
* O espírito de iniciativa e independência virtudes de uma sociedade democrática levam a autonomia;
* Para Dewey, a escola não é um prelúdio da vida, mas representa uma sociedade em miniatura. A democracia não deve ser adiada; na sala de aula, a criança pode aprender cooperando e participando no trabalho em grupos;
* Dewey afirmava que crescemos somente quando participamos, quando resolvemos juntos dificuldades e problemas comuns;
Destaques na Teoria de Maria Montessori:
* A criança para ser controlada
tinha
que ser estimulada através dos estímulos sensoriais e intelectuais;
* O professor sendo um orientador da criança fazia com que ela mesma se corrigisse;
* Defendeu a realização dos direitos da criança, talvez uma das características mais importantes do seu método;
* O diálogo é a melhor forma da criança aprender;
* A disciplina em sala de aula deve nascer da liberdade e do prazer pelas atividades;
* Deve existir um material específico para cada objetivo educacional;
* Preocupação com o desenvolvimento pleno da criança, e sua integração social;
* Defendeu o direito a vida, a liberdade, e a autonomia;
* Um dos principais objetivos do seu método são as atividades motoras, intelectuais e sensoriais;
* Enfatizou o desenvolvimento dos aspectos biológicos, pois acreditava que a função da educação era também favorecer esse desenvolvimento;
* Pés e mãos têm grande importância nos exercícios sensoriais;
* Deu ênfase ao treinamento dos movimentos musculares necessários a realização de tarefas, como a escrita;
* Na sala de aula a criança deve ser livre para agir sobre os objetos, embora seja importante quando necessário, a mediação do professor;
* Promoveu a autoeducação da criança, colocando meios adequados de trabalho a sua disposição;
* Método de trabalho individual, embora tenha também um caráter social, uma vez que as crianças estão sempre em contato umas com as outras;
que ser estimulada através dos estímulos sensoriais e intelectuais;
* O professor sendo um orientador da criança fazia com que ela mesma se corrigisse;
* Defendeu a realização dos direitos da criança, talvez uma das características mais importantes do seu método;
* O diálogo é a melhor forma da criança aprender;
* A disciplina em sala de aula deve nascer da liberdade e do prazer pelas atividades;
* Deve existir um material específico para cada objetivo educacional;
* Preocupação com o desenvolvimento pleno da criança, e sua integração social;
* Defendeu o direito a vida, a liberdade, e a autonomia;
* Um dos principais objetivos do seu método são as atividades motoras, intelectuais e sensoriais;
* Enfatizou o desenvolvimento dos aspectos biológicos, pois acreditava que a função da educação era também favorecer esse desenvolvimento;
* Pés e mãos têm grande importância nos exercícios sensoriais;
* Deu ênfase ao treinamento dos movimentos musculares necessários a realização de tarefas, como a escrita;
* Na sala de aula a criança deve ser livre para agir sobre os objetos, embora seja importante quando necessário, a mediação do professor;
* Promoveu a autoeducação da criança, colocando meios adequados de trabalho a sua disposição;
* Método de trabalho individual, embora tenha também um caráter social, uma vez que as crianças estão sempre em contato umas com as outras;
Destaques na teoria de Paulo Freire:
* Sua atividade como educador
levou-o a criação, em 1961 do chamado Movimento de Educação de Base, sob o
patrocínio do Bispo D. Helder Câmara, ao mesmo tempo em que se tomava forma o
método Paulo Freire de Alfabetização;
* Criou um método próprio, constituído de momentos dialéticos e interdisciplinares;
* Defendeu que o pedagogo deve cuidar de libertar o homem das alienações a que a consciência dominadora o submete;
* Critica a educação bancária, isto é, educação que trata as pessoas como objeto; defende a educação como uma ação cultural;
* O primeiro passo na direção da conscientização é a alfabetização, entendida como a aproximação critica da realidade por meio da linguagem;
* Professor e aluno fazem parte de um único contexto social, isto é, aprendem juntos, num processo de integração permanente;
* “Ato criador capaz de gerar outros atos criadores”;
* Paulo foi educado como cristão católico, mas criticava a chamada igreja dos opressores;
* Paulo sempre lutou pelos direitos dos analfabetos, embora sempre soube que votar por votar é insuficiente, e lembra que um cidadão que seja participante não é aquele participante apenas em dia de eleição;
* O seu método busca um significado social, e explica a tomada de consciência do mundo;
* Em seu método, Freire propunha a exploração de tudo: palavras, frases, ditos, modos peculiares de falar, de contar o mundo;
* Criou um método próprio, constituído de momentos dialéticos e interdisciplinares;
* Defendeu que o pedagogo deve cuidar de libertar o homem das alienações a que a consciência dominadora o submete;
* Critica a educação bancária, isto é, educação que trata as pessoas como objeto; defende a educação como uma ação cultural;
* O primeiro passo na direção da conscientização é a alfabetização, entendida como a aproximação critica da realidade por meio da linguagem;
* Professor e aluno fazem parte de um único contexto social, isto é, aprendem juntos, num processo de integração permanente;
* “Ato criador capaz de gerar outros atos criadores”;
* Paulo foi educado como cristão católico, mas criticava a chamada igreja dos opressores;
* Paulo sempre lutou pelos direitos dos analfabetos, embora sempre soube que votar por votar é insuficiente, e lembra que um cidadão que seja participante não é aquele participante apenas em dia de eleição;
* O seu método busca um significado social, e explica a tomada de consciência do mundo;
* Em seu método, Freire propunha a exploração de tudo: palavras, frases, ditos, modos peculiares de falar, de contar o mundo;
Destaques na Teoria de Vigotsky:
* O socioconstrutivismo é uma
tendência cada vez mais presente no debate educacional;
* Considerado o teórico social da inteligência;
* O conhecimento é sempre intermediado;
* A vivencia em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano;
* É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conceitos que permitem nosso desenvolvimento mental;
* Segundo Vigotsky a evolução cultural é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro;
* A criança nasce dotada apenas de funções psicológicas elementares, como o reflexo e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos;
* O meio é sempre revestido de significados culturais;
* A inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio;
* O homem para se desenvolver e evoluir, é necessário o convívio com outras pessoas;
* Através das concepções do materialismo histórico e dialético tentaram explicar o desenvolvimento das funções mentais superiores, a qual dedicou maior tempo de seus estudos, através da teoria sociocultural, contestando criticamente que as funções intelectuais do adulto não são resultado unicamente da maturação;
* Entendia o pensamento como reflexo generalizado da realidade, transmitido através da fala e esta como importante mecanismo que estrutura e organiza o pensamento;
* É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva em vez de uma esfera visual externa, dependendo das motivações internas e não unicamente dos incentivos fornecidos pelo objeto externo;
* O trabalho em duplas facilita o aprendizado, mas cabe ao professor acompanhar individualmente o aluno;
* O professor é o condutor do processo, atuando na zona de desenvolvimento proximal;
* O erro faz parte do processo de aprendizagem. O professor não pode esperar que o aluno descubra sozinho seu erro;
* Considerado o teórico social da inteligência;
* O conhecimento é sempre intermediado;
* A vivencia em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano;
* É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conceitos que permitem nosso desenvolvimento mental;
* Segundo Vigotsky a evolução cultural é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro;
* A criança nasce dotada apenas de funções psicológicas elementares, como o reflexo e a atenção involuntária, presentes em todos os animais mais desenvolvidos;
* O meio é sempre revestido de significados culturais;
* A inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio;
* O homem para se desenvolver e evoluir, é necessário o convívio com outras pessoas;
* Através das concepções do materialismo histórico e dialético tentaram explicar o desenvolvimento das funções mentais superiores, a qual dedicou maior tempo de seus estudos, através da teoria sociocultural, contestando criticamente que as funções intelectuais do adulto não são resultado unicamente da maturação;
* Entendia o pensamento como reflexo generalizado da realidade, transmitido através da fala e esta como importante mecanismo que estrutura e organiza o pensamento;
* É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva em vez de uma esfera visual externa, dependendo das motivações internas e não unicamente dos incentivos fornecidos pelo objeto externo;
* O trabalho em duplas facilita o aprendizado, mas cabe ao professor acompanhar individualmente o aluno;
* O professor é o condutor do processo, atuando na zona de desenvolvimento proximal;
* O erro faz parte do processo de aprendizagem. O professor não pode esperar que o aluno descubra sozinho seu erro;
Destaques na teoria de Pestalozzi:
* Pestalozzi condenava as
punições e recompensas;
* As classes privilegiadas desprezavam o povo;
* Foi o primeiro a pesquisar as leis fundamentais do desenvolvimento;
* O defensor dos princípios empíricos;
* O desenvolvimento é uma aquisição gradativa de poder;
* A educação começa com a percepção de objetos concretos;
* Pestalozzi tinha uma fé indomável e contagiante na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social;
* A religião é mais profunda do que dogmas, ou credos;
* Deu novo impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência;
* Psicologizou a educação;
* Procurou apresentar seu método sob formas apropriadas as leis da psicologia;
* Empregava as letras do alfabeto presas a cartões, e introduziu lousas e lápis;
* Professor é comparado ao jardineiro, que providencia as condições para a planta crescer;
* A educação sensorial é fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos;
* A educação poderia mudar a terrível condição de vida do povo;
* Somente a educação poderá contribuir para que o povo conservasse os direitos conquistados;
* O lar era para ele a melhor instituição de educação, base para a formação política, moral e religiosa;
* As classes privilegiadas desprezavam o povo;
* Foi o primeiro a pesquisar as leis fundamentais do desenvolvimento;
* O defensor dos princípios empíricos;
* O desenvolvimento é uma aquisição gradativa de poder;
* A educação começa com a percepção de objetos concretos;
* Pestalozzi tinha uma fé indomável e contagiante na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social;
* A religião é mais profunda do que dogmas, ou credos;
* Deu novo impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência;
* Psicologizou a educação;
* Procurou apresentar seu método sob formas apropriadas as leis da psicologia;
* Empregava as letras do alfabeto presas a cartões, e introduziu lousas e lápis;
* Professor é comparado ao jardineiro, que providencia as condições para a planta crescer;
* A educação sensorial é fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos;
* A educação poderia mudar a terrível condição de vida do povo;
* Somente a educação poderá contribuir para que o povo conservasse os direitos conquistados;
* O lar era para ele a melhor instituição de educação, base para a formação política, moral e religiosa;
Destaques na teoria de Wallon:
* Considera o meio social como um
espaço de construção da atividade física, mental e afetiva;
* Dizia que não é possível dissociar o biológico do social;
* Tinha uma grande preocupação com os valores éticos e morais;
* Emoção, movimento e espaço físico se confundem na sala de aula;
* A gênese da inteligência é genética e organicamente social;
* É pela emoção que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades;
* O meio social oportuniza o desenvolvimento global;
* A escola é o lugar apropriado para o desenvolvimento das aptidões;
* No inicio da vida, afetividade e inteligência estão integradas, com o predomínio afetivo;
* O ser humano é geneticamente social, isto é, sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para atualizar-se;
* Tinha uma grande preocupação com os valores éticos e morais;
* Emoção, movimento e espaço físico se confundem na sala de aula;
* A gênese da inteligência é genética e organicamente social;
* É pela emoção que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades;
* O meio social oportuniza o desenvolvimento global;
* A escola é o lugar apropriado para o desenvolvimento das aptidões;
* No inicio da vida, afetividade e inteligência estão integradas, com o predomínio afetivo;
* O ser humano é geneticamente social, isto é, sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para atualizar-se;
Fonte: http://questoesconcursopedagogia.com.br
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